Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Email-me!

Contas de e-mail ativas:

raul@ame.adv.br

raul@iced.org.br

raul@raulmarinho.com.br

raulmarinho@yahoo.com

Atenção:

– Todas as outras contas de e-mail não estão sendo lidas, só use as contas acima (qualquer uma).

– Todos os e-mails recebidos nas contas acima são respondidos (mas alguns com atraso considerável).

– Não estou no MSN, no Skype nem em nenhum mecanismo de instant messengers.

– Não leio mensagens em sites de relacionamento (Orkut, LinkedIn, Hi5 etc.).


16 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. mark said, on 1 julho, 2010 at 9:54 am

    no ultimo ano escolar deixei uma disciplina uma dificiencia ,e agora nao sei se eles deixam me fazer curso pilotagem por causa da disciplina que deixei para traz….

    por favor ajuda me…..

  2. Raul Marinho said, on 1 julho, 2010 at 10:11 am

    Mark,

    O local para comentários é no próprio post. Mas, respondendo à sua pergunta, vc só pode ser piloto com o 2o grau completo.

  3. Antonio Junior said, on 6 junho, 2011 at 7:30 pm

    Olá Senhor Raul.Muito bom o seu blog,tira muito as duvidas de pessoas leigas como eu. É o seguinte,moro na Bolivia e pretendo voltar para o Brasil. Tenho interesse em tirar o meu PP e PC aqui,na Bolivia,pois sai muito mais em conta financeiramante. Gostaria de saber se o senhor sabe como é o procedimento para convalidar ou revalidar meu breve Boliviano no Brasil,se o senhor conhece alguem que ja fez isso?
    Desde ja muito obrigado…

  4. Raul Marinho said, on 16 junho, 2011 at 12:27 pm

    Entre em contato com a ANAC.

  5. Edson Ribeiro said, on 25 agosto, 2011 at 9:02 pm

    Li, por horas a fio o seu blog. Bom, gostei. O assunto é delicioso. Porém, não consta (às vezes até saltei) referência em torno de idade máxima para tirar o “brevê”. É que, minha certidão de nascimento está com um problema que pode restringir a realização de um antigo sonho. Voar. 21/12/1953, esta é a data que pode causar problema. Coincidentemente a mesma em que eu nasci. Pesquisei e estou quase decidido a adquirir um aparelho de asa rotativa, no caso, um girocoptero. A princípio iria fazer as horas necessárias a pilotá-lo. Porém, conhecimento não sobra nunca. Acho que PP me cairia melhor. Gostaria de saber, sobre serviços especiais e suas concessões, como rebocar faixa. Seu parecer, experiente, me ajudaria nesta situação. Por favor, aguardo-o. Obrigado e continue ajudando às pessoas. Faz bem. Edson

  6. Raul Marinho said, on 25 agosto, 2011 at 9:13 pm

    Edson,

    Estou te respondendo no paraserpiloto, ok?

  7. jhon lennon said, on 27 setembro, 2011 at 11:23 pm

    Oi Raul tudo bem??
    Meu nome é John lennon moro em pr

    bom eu quero entra no ramo de piloto agrícola mais eu sou de classe média minhas condições não é muito boa rs

    ai eu tava pensando se eu fizesse uma faculdade de agronomia e depois eu juntava um dinheiro porque aqui o curso completo fica 60 mil
    eae Raul oque vc acha disso
    já falarão pra min entrar na Aéronautica
    mais não gosto muito não
    oque eu quero mesmo é se piloto agrícola

    em Raul ai vc meda algumas dicas

    se o sr puder me aadd ai no msn:jhon-tb2010@hotmail.com eu quero tira mais duvidas
    espero resposta
    abraço.
    jhon!!!!

  8. Raul Marinho said, on 28 setembro, 2011 at 8:06 am

    John,

    Eu tenho um blog específico sobre formação aeronáutica. Dê uma olhada aqui: http://paraserpiloto.wordpress.com/ .

    Lá, na seção Comentários dos posts antigos, vc pode colocar esse tipo de dúvida que eu terei prazer em responder.

    Abs,

    Raul

  9. Affonso said, on 3 julho, 2012 at 2:19 am

    Boa Noite Raul , Gostaria de saber se eu posso convalidar somente as horas de voo? pois fiz meu pp nos Estados unidos voei mais do que precisava , enfim tenho uma “Civ ” com 80 horas e não sei se no brasil é aceito e agora estou fazendo o pc teórico … desde já Agradeço a sua ajuda . abraço!!

  10. gabriel said, on 1 agosto, 2012 at 10:32 pm

    Ola Raul,
    sou PPH, tenho 40 horas de voo no R22 e agora surgiu uma oportunidade para voar um Esquilo em duplo comando, o que devo fazer? acha interessante? o que preciso para voar este Esquilo?
    Sei que devo fazer 150 horas nele para poder checar PC, mas é simples assim ou nem tanto como parece?
    obrigado

  11. Raul Marinho said, on 2 agosto, 2012 at 10:16 am

    Pode, sim. Isso está especificado no novo RBAC, inclusive.

  12. Raul Marinho said, on 2 agosto, 2012 at 10:22 am

    Em principio, seria uma excelente alternativa, em vários aspectos. Vc acumularia horas num equipamento mais sofisticado, e ficaria mais perto do mercado de trabalho real. A única desvantagem inicial seria o fato de vc precisar de 159h para checar o seu PCH, mas isso seria um problema menor. O que vc tem que ficar esperto é se vc não vai estar voando em condições inadequadas de segurança.
    Não sou da asa rotativa, mas pelo que eu sei, vc só precisaria fazer o ground do TIPO do Esquilo, e pau na máquina. E, obviamente, cumprir todos os requisitos do RBAC-61 para cheque de PCH, inclusive as horas de vôo em DC de instrução com INVH habilitado, qdo for o caso.

  13. Rodrigo Magalhaes said, on 8 outubro, 2012 at 12:27 pm

    Prezado Raul:
    Acompanho seus comentários há um bom tempo e nele consigo muitas respostas às minhas dúvidas em relação ao “universo” aeronáutico, porém cheguei a uma que preciso de uma ajuda sua mais direta:
    Tenho 39 anos (completarei 40 em abril) e desde que me entendo por gente sou fascinado pela profissão de piloto de helicópteros, porém me faltava verba para bancar minhas horas de vôo.
    Atualmente, possuo condição financeira para completar todas as fases, incluindo o IFR, conforme os novos requisitos da RBAC-61. Mas pelo que vejo, o mercado está em fase de mudanças e você é a pessoa mais indicada para me dar uma posição mais concreta sobre esta profissão, pois é um estudioso desta área.
    É obvio que o remuneração é importate, mas ser piloto para mim é um sonho que sempre quis realizar, tenho receio de que com minha idade eu tenha dificuldades de me tornar um profissional da área. Vi outras respostas suas dizendo que a idade não era problema e que o mercado de asas rotativas estava muito bom, mas acho que o panorâma mudou de um tempo para cá. Meu medo é de eu não conseguir trabalho, seja em que área for, pois minha idade poderia ser uma grande empecílho, o que você acha?
    Sei que você já deve ter respndido esta pergunta umas tres mil vezes. mas acho que após a certeza do que você quer (e disso eu não tenho a mínima dúvida) e a possibilidade de concluir todas as etapas a mais importante é saber como está o mercado, ainda mais para um camarada com minha idade. Obrigado!

  14. Raul Marinho said, on 9 outubro, 2012 at 9:21 am

    O mercado está em fase de mudanças, mas nenhuma desfavorável aos pilotos mais velhos… Na verdade, a asa rotativa é o segmento da aviação que continua aquecido para pilotos, então vá em frente!

  15. Sandro Novis-rj said, on 22 outubro, 2012 at 6:45 pm

    A resposta acima serve para mim que estou começando agora e com 42 anos, tenho meu trabalho, mas conforme o prezado amigo acima, essa profissão me fascina, percebi que esse lance de idade nao condiz com a carência de mercado, dias desses estive no aeroporto de macae e vi umas 20 aeronaves em solo, suponho que um dos motivos seja a falta de profissionais.

  16. Raul Marinho said, on 23 outubro, 2012 at 6:48 pm

    Provavelmente, não. Tem pilotos sobrando no mercado.


Deixe um comentário