Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Razões do sumiço

Posted in Aviação by Raul Marinho on 5 setembro, 2009

Certificado ASP - PP-Avião

O querido leitor ou a querida leitora deve ter notado que os posts rarearam, quase sumiram. O principal motivo foi a falta de tempo do editor, recentemente envolvido em novas atividades. Aéreas: estou no meio da caminhada para me tornar piloto, como se percebe pelo diplominha logo acima.

A caminhada para “checar o PP” (ou seja: conseguir uma autorização oficial para pilotar aviões monomotores, em vôo visual, em dias de ótimo tempo, e sem remuneração) requer ações em três frentes distintas. Primeiro, você precisa estar bem de saúde e provar isso. É preciso fazer inúmeros exames clínicos, que normalmente vão demandar umas 4 ou 5 idas ao laboratório. Depois, uma ida à clínica (ou ao Hospoital da Aeronáutica, mais complicado ainda), e tudo bem. …Ou não, já que cerca de 50% dos aplicantes têm que tomar alguma atitude (ex. operar desvios de sépito nasal, reduzir colesterol e/ou pressão, etc.). Vencida a fase médica, obtêm-se o CCF, que te permite iniciar o treinamento prático. Só que não é permito passar de 15 horas de vôo como piloto-aluno só com o CCF, o sujeito precisa estar aprovado no exame teórico da Anac para ter o direito ao vôo solo, que ocorre após a 15a hora de treinamento… Então, na verdade, o ideal é iniciar o treinamento prático no final ou após o encerramento do treinamento teórico inicial. Eu estou exatamente nesta fase: PP/Teórico OK, CCF de 2a classe válido, e treinamento prático em andamento. Mais algumas horas de vôo e fico “liberado para cheque”, e devo pegar minha carteira de habilitação até o final deste ano. Também estou matriculado no curso teórico de Piloto Comercial, com conclusão prevista para dezembro. Até o primeiro semestre de 2010, pretendo estar apto a plitotar aviões profissionalmente, conduzindo aparelhos com mais de um motor, com as regras de vôo por instrumentos (o que permite voar em tempo ruim), em rotas internacionais.

Depois falo mais sobre isso…

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. […] Neste post, eu falei sobre as razões do meu sumiço: a falta de tempo para blogar devido às atividades relacionadas à obtenção de minha CHT – ou “brevê”, como se diz por aí. Presumo que pouca gente saiba como uma pessoa se torna piloto, então vou fazer um apanhado sobre como isso acontece. Basicamente, a formação de um piloto passa pelos seguintes estágios: PP (piloto privado, não pode trabalhar na aviação), PC (piloto comercial, pode fazer tudo menos pilotar aviões de linhas aéreas regulares), e PLA (piloto de linha aérea, quem pilota os jatos da ponte aérea, os aviões transcontinentais etc.). […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: