Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Porque não tem mais graça fumar

Posted in Uncategorized by Raul Marinho on 12 maio, 2009

pare-de-fumar-1946

Fumei por 25 anos, e já estou há mais de um ano sem fumar. Ainda sinto vontade, mas não é nada torturante, dá para aguentar. Parei não porque estivesse me sentindo mal ou por medo de câncer, parei simplesmente porque estava ficando chato fumar – e olha que eu nem imaginava que a lei anti-fumo de São Paulo iria ser aprovada. Fumar só faz sentido se você puder satisfazer o seu vício sempre que necessário, senão vira tortura. Explico.

A maioria das drogas são “positivas”, você se sente melhor depois de usá-las. Um fumante de crack, por exemplo, sente um enorme prazer depois de aspirar a fumaça do seu cachimbo. Já o cigarro é uma droga “negativa”: ele não te dá nenhum barato, você simplesmente deixa de sentir o desconforto por estar há muito tempo sem fumar. E é aí que está o problema: com tantas restrições ao fumo, está cada vez mais difícil se livrar desse desconforto, e o resultado é que o fumante sofre demais.

Quando comecei a fumar, podia fumar no avião. Na minha época de faculdade, fumava na sala, durante a aula (os professores também). No trabalho, todo mundo podia fumar na própria estação de trabalho (exceção feita aos funcionários das refinarias). Fumava-se em praticamente todo lugar, até nos hospitais (pelos médicos, inclusive). Aí, fumar é bom: sempre que você sentir o organismo reclamando da falta de nicotina, é só acender um cigarro. Genial! Mas aí…

…Ficou proibido fumar no avião, e você faz uma viagem internacional de 14 horas, leva mais umas duas horas até pegar as malas, passar pela imigração, free-shop, e alfândega, e é obrigado a ir acender seu cigarro na rua, fora do aeroporto, embaixo de neve.

…Você passa 5 horas por dia na faculdade sem poder fumar, ou então tem que sair na rua no intervalo, e vai perder o cafezinho com os amigos.

…Inventaram o maldito fumódromo nas empresas, e depois, de uma hora para outra, jogaram os fumantes no meio da rua.

…Aprovaram a lei anti-fumo, o que significa que você só vai poder fumar andando na calçada, dentro do seu carro (desde que você não esteja dirigindo, pois aí é infração de trânsito), ou na sua casa, se seu marido/mulher/filho/pai/avô não implicar.

Portanto, meu caro amigo fumante… Pare, que a coisa ficou sem graça. Uma sugestão: tome Zyban. Comigo funcionou.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: