Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Sutilezas

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 2 abril, 2009

Às vezes, é difícil saber se alguém está caçoando de você ou está falando sério, e é justamente essa dubiedade que é a graça da brincadeira. Por exemplo: se eu falo para o Jô Soares que ele é o melhor entrevistador de talk shows do Brasil, ele vai achar que é verdade; se eu acrescento que ele também é o maior escritor da América Latina, ele provavelmente vai começar a desconfiar que é gozação; mas se eu terminar dizendo que, além de tudo, ele é um dos sujeitos mais esbeltos da TV, vai ficar evidente que eu estava brincando o tempo todo. Essa é uma estratégia de piada eficiente: você enumera uma série de qualidades possíveis e inclui uma impossível no final, que irá “contaminar” todas as outras.

Hoje, na reunião do G-20 (vide vídeo abaixo), o Obama falou que “Lula é o cara“, que “Lula é o político mais popular da Terra”, e depois emenda: “E boa pinta!”. Embora o próprio deva ter entendido a gozação, quanto vocês querem apostar como vai ter gente achando que o presidente dos EUA ficou impressionado com o Marolinha?

8 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Raul Marinho said, on 3 abril, 2009 at 9:34 am

    Por coincidência, a coluna da Bárbara Gância na Folha de hoje trata exatamente da mesma coisa:
    “Sinto desapontar tanto ao nobre leitor quanto aos idiotas latino-americanos que ficaram empolgadíssimos com a troca de gentilezas entre Barack Obama e Lula, na cúpula do G 20, em Londres. Mas a expressão usada por Obama ao se referir a Lula, “That’s my man”, não tem nada a ver com a tradução que foi empregada por meio mundo e seu vizinho. “That”s my man” não quer dizer “Esse é o cara”. Está mais para: “Esse é o meu camarada” ou “Esse é o meu chapinha”.

    O vídeo mostra ainda Obama dizendo que Lula é “o político mais popular do mundo”, o que fez os barbudos dos sindicatos e das universidades tapuias praticamente rolarem pelo chão em orgasmos múltiplos. Mas, vem cá: se Obama estivesse falando sério, será que ele iria emendar dizendo que é por causa dos “good looks”, da bela aparência, que Lula é considerado o político mais popular do planeta?

    I don’t think so. A troca de gentilezas entre os dois presidentes certamente foi das mais simpáticas. Mas, no frigir dos ovos, não significa absolutamente nada no que diz respeito às relações entre os EUA e o Brasil. O resto é torcida da turma do Fla-Flu ideológico…”

    http://www.barbaragancia.com.br/index.php/2009/04/03/minha-coluna-na-folha-de-hoje-6/#comment-16207

  2. Raul Marinho said, on 3 abril, 2009 at 10:09 am

    A tia Bárbara me passou um e-pito, dizendo que eu cometi o mesmo erro que ela aponta, traduzir “ele é o meu camarada” por “ele é o cara”. Bem… Eu entendi “that’s THE man”, no vídeo, e ela “that’s MY man”. Provavelmente ela esteja certa, já que eu sou péssimo de ouvido, mas o que importa não é isso, e sim o fato de que o Obama estava a tiraire um sarro do Marolinha, não a elogiaire.

  3. Fernando Blanco said, on 5 abril, 2009 at 12:13 am

    Raul, graças a este ótimo post eu consegui eliminar do meu sistema as toxinas que me atormentavam a existência. Explico: enquanto a brazucada ia à loucura com o pseudo-elogio de Obama (que foi, obviamente, solenemente ignorada em outras plagas), eu não conseguia achar que era de fato um elogio – mas não conseguia explicar para mim mesmo o porque da minha percepção. Agora caiu a ficha. A gozação final contamina o elogio inicial.
    Genial. Abs, F.

  4. Wilson Alves said, on 8 abril, 2009 at 2:22 pm

    Vocês partem da premissa de que o Presidente Obama só poderia estar fazendo uma pilheria com Presidente Lula, por puro preconceito.
    Mas independente de toda e qualquer interpretação, uma verdade salta aos olhos:
    O cara que veio das camadas mais humildes de nossa sociedade, ex -metalúrgico e sindicalista dá uma aula de administração ao douto poliglota e sociólogo que também é ex: escroque.

  5. Raul Marinho said, on 8 abril, 2009 at 2:30 pm

    Aula de administração??? Vc deve estar brincando, né Wilson…
    A economia do Brasil só andou bem nos últimos 6 anos porque as economias dos países loiros de olhos azuis foram bem. E se o país não está pior nesta crise é porque o douto poliglota e sociólogo fez um PROER que deixou nosso sistema bancário preparado para a crise atual.

  6. Wilson Alves said, on 8 abril, 2009 at 3:18 pm

    Acho que quem está brincando só pode ser você Raul, até porque, se os causadores desta crise mundial foram exatamente “os loiros de olhos azuis”, e massa encefálica marrom, diga-se de passagem, como crer que estivessem tão bem? Só se for na cabeça de quem possui a mesma cor de massa destes.
    Quanto ao PROER e as “façanhas” de FHC que segundo você são responsáveis por nosso equilíbrio, sinto muito, que a crise dos países emergentes que levaram o sociólogo ao FMI por duas vezes, de pires nas mãos e calças aos joelhos, venha peremptoriamente desiludi-lo.
    São estas declarações sofistas, tão fartamente alardeadas por vocês, “neocons” ,que os lança no limbo do ostracismo, por absoluta falta de credibilidade.

  7. Raul Marinho said, on 8 abril, 2009 at 4:55 pm

    “Como crer que estavam tão bem”? Ora, hoje se sabe que não estavam, era uma bolha se formando. Mas enxergue a situação com os olhos de quem está no início de 2008: foi esse o cenário macroeconomico que permitiu que o Brasil crescesse na gestão Lula…
    Quanto ao PROER, que na época foi tão atacado, é ele sim o responsável pela estabilidade financeira de hoje, pode espernear.
    De resto, vá discutir com o Reinaldo Azevedo que gosta desse tipo de conversa.

  8. Raul Marinho said, on 8 abril, 2009 at 8:01 pm

    Wilson, acho que vc não entendeu o espírito deste blog. Não vou autorizar seus comentários ofensivos, é lógico. Isso aqui não é uma arena para discussões desse tipo que vc está propondo, não é do meu interesse. Portanto, vai brigar com o tio Rei, vai ameaçar o Noblat, vai xingar o Cláudio humberto, escreve prá Veja, pro Estadão, enfim, tem um monte de lugar para vc se divertir melhor que aqui. Melhor prá vc e prá mim. E não adianta me mandar e-mail, comentar no blog, mandar mensagem pelo Orkut ou pelo Twitter, telegrama, etc. Essa mensagem é final. Passe bem.


Deixe uma resposta

