Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Truques low-tech

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 9 março, 2009

iphone-stand

Do The New York Times (Paul Boutin), com tradução da Folha:

Soluções caseiras para problemas “high-tech”

Atrás da caixa registradora de uma tabacaria em San Francisco, Sam Azar passa o cartão de crédito de um cliente para concluir uma venda. O aparelho da loja se recusa a ler a tarja magnética. O comerciante tenta de novo e de novo. Nada.
Quando uma fila de clientes começa a se formar, Azar envolve o cartão em um saco plástico e passa novamente. Sucesso. “Não sei como isso funciona, mas funciona”, diz Azar, que aprendeu o truque com outro vendedor há alguns anos.
A Verifone, empresa que produz os leitores de cartões, não confirma nem nega que o truque funcione. Mas sem dúvida trata-se de um dos muitos jeitinhos “low-tech” para defeitos “high-tech”, descobertos e passados adiante por pessoas sem diplomas de engenharia, muitas vezes na hora do desespero.
A turbulenta economia atual deve produzir muitos outros jeitinhos desse tipo. Pode-se discutir como -e se- vários deles funcionam, a exemplo do truque do saco plástico. Em muitos outros casos, porém, basta um pouco de ciência para explicar o funcionamento dessas soluções tecnológicas domésticas.

Celular perdendo a carga
Se a bateria do celular acaba muito rápido quando ele fica no bolso, parte do problema pode ser o calor no seu bolso.
“As baterias de celular de fato duram um pouco mais se mantidas frescas”, disse Isidor Buchanan, editor do site “Battery University”. O calor de um ser humano, transferido pelo tecido até o interior do celular, basta para acelerar processos químicos dentro da bateria, o que a faz se esgotar mais rápido. Para manter o telefone mais fresco, leve-o na bolsa ou na cintura.
O mesmo método pode ser usado para preservar a bateria caso você esteja longe de casa sem o carregador. Desligue o telefone e coloque-o dentro do frigobar do hotel durante a noite, de forma a reduzir a tendência natural da bateria a se descarregar.

Chave com controle remoto
Suponha que o controle remoto da sua chave não tenha alcance suficiente para abrir o carro no outro lado do estacionamento. Segure a parte metálica do chaveiro-controle contra o seu queixo e aperte o botão de destravar. O truque transforma a sua cabeça em antena, segundo o engenheiro especializado em rádios Tim Pozar, do vale do Silício (Califórnia, EUA).
“Você está juntando o chaveiro à sua cabeça”, explica ele. “Com todos os fluidos na sua cabeça, ela acaba sendo um bom condutor. Não ótimo, mas funciona.”

Cartucho de impressora vazio
Se a tinta do seu cartucho termina quase no final da impressão de um documento importante, retire o cartucho e passe um secador de cabelos sobre ele por dois ou três minutos. Recoloque o cartucho na impressora e tente de novo, enquanto ainda está quente.
“O calor do secador aquece a tinta espessa e a ajuda a fluir através dos minúsculos bocais do cartucho”, diz Alex Cox, engenheiro de computação em Seattle.

Celular na privada
Pode acontecer com qualquer um: você deixou seu celular cair no vaso sanitário. Retire a bateria imediatamente, para evitar curtos-circuitos que fritem os frágeis componentes do telefone. Em seguida, seque o aparelho delicadamente com uma toalha e mergulhe-o numa jarra cheia de arroz cru.
Funciona pela mesma razão que você mantém alguns grãos de arroz no saleiro, deixando o sal seco. O arroz tem uma grande afinidade química pela água -o que significa que no arroz há moléculas com uma atração quase magnética por moléculas de água, que irão encharcar o arroz em vez de formarem gotículas dentro do telefone.

Discos sujos
Um DVD ou CD está pulando, e você não tem nenhum produto de limpeza apropriado em casa? Molhe um pano com vodka ou desinfetante bucal.
O álcool é um solvente poderoso, perfeitamente capaz de dissolver impressões digitais ou sujeira na superfície de um disco. Um frasco de desinfetante bucal de US$ 5 no seu armário de remédios pode fazer o trabalho tão bem quanto um frasco de fluido para limpeza de DVDs, que custa US$ 75.
Além disso, no caso dos homens, esfregar seu exemplar em DVD do filme de “Farrapo Humano” com vodka Stolichnaya é bem mais viril do que com produtos de limpeza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: