Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Castelo de cartas

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 14 janeiro, 2009

Ecologia é uma ciência absurdamente complicada, tal qual a Meteorologia. As variáveis costumam ser inter-dependentes e é muito difícil saber o resultado previamente ao mexer em qualquer uma delas. Um exemplo é a matéria abaixo, publicada hoje na Folha, da Associated Press:

Retirar gatos de ilha causou dano ambiental

Parecia uma boa ideia na época: remover todos os gatos de uma ilha na Austrália para salvar as aves marinhas nativas.
Mas a decisão de erradicar esses felinos da ilha Macquarie permitiu que a população de coelho explodisse e, por sua vez, destruísse grande parte da vegetação da qual as aves dependem para se abrigar, dizem pesquisadores no periódico “Journal of Applied Ecology”. Para remediar a devastação ambiental causada, as autoridades terão de desembolsar US$ 16,2 milhões, segundo Dana Bergstrom, da Divisão Antártica Australiana.
“Entre 2000 e 2007, houve grande devastação do ecossistema, e o esforço de conservação de décadas foi comprometido”, disse. Segundo o estudo, as consequências involuntárias da remoção dos gatos mostram os perigos de se intrometer num ecossistema -mesmo com a melhor das intenções.
A ilha Macquarie foi alçada a Patrimônio Mundial em 1997. Possui 3,5 milhões de aves marinhas e, todos os anos, 80 mil elefantes-marinhos vão lá para procriar. Gatos e coelhos são espécies não-nativas da ilha, provavelmente introduzidas por navios.

Tagged with:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: