Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Carta de apresentação

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 25 novembro, 2008

carta-de-amor

Não tenho (ou, pelo menos, não tinha) nada contra a empresa Catho, especializada em recrutamento e seleção. Mas, hoje, recebi um e-mail que me causou espanto. Nessa comunicação, a empresa anuncia seu mais novo produto, a “carta de apresentação”, que seria um “plus a mais” na sua busca por uma nova colocação profissional. Clicando no link do e-mail, descobre-se que “A Carta de Apresentação é uma prévia do seu currículo e funciona como um trailer de um filme.” – ou seja: não é uma carta de apresentação.

Ainda de acordo com o site da empresa, a carta de apresentação é uma boa porque:

*De acordo com pesquisas, enviar a Carta de Apresentação junto ao currículo aumenta em 50% as chances de contratação;

*Você contará com o auxílio de uma consultora para elaborar uma ou mais cartas focadas nas áreas de interesse, de acordo com o padrão mais apreciado pelos selecionadores;

*Receba uma consultoria totalmente especializada, com experiência na elaboração de mais de 4.000 cartas de apresentação;

*A Carta de Apresentação é uma ótima ferramenta de networking, podendo ser enviada ás empresas ainda que estas não tenham vagas divulgadas. Cerca de 40% das vagas existentes no mercado não são divulgadas.

*Pesquisas comprovam: em 60% dos casos de contratação por meio de cartas de apresentação, o primeiro contato foi realizado diretamente com o diretor, vice-presidente ou presidente da empresa. Isso prova que o envio de carta de apresentação possibilita entrevistas de mais qualidade.

Uma carta de apresentação de verdade (isto é: uma carta de alguém ou alguma empresa apresentando o candidato – por exemplo: uma carta assinada pelo presidente do Bradesco apresentando o Raul, que é candidato à vaga de gerente de contas no Itaú) – realmente aumenta as chances de contratação. Essa é uma aplicação clássica das informações assimétricas (existem vários posts sobre isso, clique aqui), e é, de fato, eficiente. Mas o tal do trailer que a empresa anuncia na descrição do produto nada tem a ver com a carta de apresentação em si… Portanto, se você também recebeu esse spam, cuidado para não levar gato por lebre.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: