Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Contabilidade de conveniência

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 11 novembro, 2008

accountability

A Folha publica hoje uma entrevista com o presidente da FEBRABAN, que o Clóvis Rossi tanto admira (vide esse post). Não vou comentá-la integralmente para não cansar o leitor (para os assinantes, ela está disponível aqui), mas uma das perguntas merece ser comentada.

FOLHA – É melhor deixar dinheiro no BC sem rendimento a emprestar?
FABIO BARBOSA
– Os recursos no compulsório rendem 100% do CDI. Qualquer um que for aplicar dinheiro hoje, vai receber 102% do CDI [de remuneração]. Não sei de onde saiu essa idéia de que banco ganha mantendo dinheiro em títulos públicos. Dinheiro para o banco custa 102% do CDI. Comprar por 102% e vender por 100% não me parece um bom negócio. Agora, o BC disse que para aquela parte do compulsório vai render zero. Aí ficou pior ainda. Obviamente que existe um estímulo adicional para que se faça alguma coisa. Isso é política monetária.O dinheiro que ele está mandando emprestar é o seu, não é meu. E as pessoas querem o dinheiro delas protegido. As pessoas batem no banco, mas querem que o seu dinheiro esteja lá garantido.

Isso é uma falácia porque:

1)O depósito compulsório recebe (dentre outros), os recursos das contas-correntes, que custam zero para o banco.

2)Eu não consigo aplicar o meu dinheiro a 102% do CDI, assim como 99% da população, logo não é “qualquer um que for aplicar dinheiro hoje” que vai receber 102% do CDI…

3)”Não sei de onde saiu essa idéia de que banco ganha mantendo dinheiro em títulos públicos.” Ah, lógico, os bancos compram títulos públicos por patriotismo…

4)”O dinheiro que ele está mandando emprestar é o seu, não é meu.” Não é bem assim… Quem corre o risco de crédito é o banco, não o poupador – que só perderia se o banco quebrasse.

E aí Clóvis Rossi, algo a comentar?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: