Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Sim, é só o rabo do tubarão – mas que rabo, hein!?

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 6 novembro, 2008

rabo-tubarao

Hoje o mercado financeiro do Brasil possui os mais espetaculares bancos do mundo posicionados na rabeira da tropa de elite, dentre eles o Citi e o HSBC. O santista* Fernando Blanco, de seu excelente blog (o Blog do Crédito), repercutiu ontem uma entrevista muitíssimo bem feita (publicada originalmente no Estadão) com o presidente da instituição sino-inglesa, Shaun Wallis, que comento os seguintes pontos:

“O Brasil é um país simplesmente fantástico. É enorme e tão diverso. Vocês têm tudo.”… e blá blá blá – Come on, mr. Wallis, menas, menas

“Para a maior parte da população, o real a R$ 2,17 ou a R$ 2,34 não faz muita diferença.” – Tá de sacanagem, né? Quer dizer que o câmbio agora só interessa para quem viaja de férias para a Disney?

“Não achamos as empresas brasileiras tão alavancadas quanto muitas outras no mundo. Provavelmente, porque tiveram a experiência de outras crises no passado.” – Sei… Vai me anganar agora que o brasileiro não se alavanca porque é um povo disciplinado e receoso quanto a dívidas? Balela, nós não nos endividamos porque: 1)Não nos emprestam; e 2)Quando emprestam, cobram juros escorchantes. E só.

“Crédito encurtado? Não sei se é verdade.” – Pôxa, será que eu estou mais bem informado que o presidente do HSBC? Para onde eu mando meu currículo?

“Mas há bancos retirando o crédito de clientes pessoais? Não. Fizemos isso? Não.” – Se eu provar que é sim e sim, o que que eu ganho?

“As pessoas estão emprestando menos? Há uma sazonalidade. O Natal está chegando. As pessoas emprestam muito dinheiro em setembro e outubro? Não sei. Provavelmente esperam até perto do Natal.” – Pôxa, desse jeito meu boy também vai mandar o currículo dele…

“Não, nada mudou no HSBC.” [respondendo à pergunta se algo havia mudado na instituição] – Quer dizer então que o mundo mergulha na pior crise financeira em 80 anos e o presidente do banco não muda nada na gestão dos negócios? Desse jeito até a filha da mulher do cafezinho vai mandar o currículo dela também (e ela topa por dois salários mínimos mais o dinheiro do busão).

“Globalmente, há menos dinheiro. Os mercados financeiros secaram em muitos países. Em nosso caso, somos extremamente líquidos, muito capitalizados e preferimos emprestar dinheiro para nossos próprios clientes. É por isso que você não nos vê comprando outros bancos. Agora não é o momento. Não sabemos quais balanços os bancos nos EUA, na Europa e em muitos outros países têm. Não sabemos quais problemas eles têm. Nossa prioridade nesta situação em todo o mundo é nos apoiar em nosso capital.” [Tudo isso para responder á simples pergunta “Os juros vão subir?”] – Vocês lembram do Paulo Maluf? Tá fazendo escola o turco, hein!?

Leiam o resto, vale a pena.

*Aproveito o momento para registrar a delicadeza do Fernando Blanco, que incluiu este modesto instrumento de mídia cibernética no espetacular blogroll de seu afamado sítio eletrônico, apesar do sofrimento que seu coração alvinegro deve estar passando após a adversidade sofrida no último domingo, quando o meu alviverde derrotou o Santos com um gol aos 45min. do 2o. tempo. Fernando, você é um gentleman!

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Fernando Blanco said, on 6 novembro, 2008 at 4:01 pm

    É que eu esqueci que você era um palmeirense folgado, senão não teria inserido!
    Aliás, nós Santistas até esquecemos que existem palmeirenses, afinal, vocês ficaram tanto tempo submersos…
    Mas, ok, este ano é de vocês. Ou não. Afinal, o São Paulo está acelerando forte, tremei…
    Abraços,
    Fernando
    PS: espero que tenha me guardado um alfajor!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: