Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Post quântico

Posted in Atualidades, Ensaios de minha lavra, Just for fun by Raul Marinho on 31 outubro, 2008

Mente quântica, empresa quântica, espiritualidade quântica… Coloque a palavra “quântico” no Google e veja você mesmo os resultados: hoje são 2.430mil (e contando). A Física Quântica virou moda, e como ninguém sabe exatamente do que se trata (mas todo mundo intui que é algo muito sofisticado), qualquer coisa a ela associada vende bem. Inclusive esse que é um dos piores livros de todos os tempos, “O Segredo”, um lixo de auto-ajuda que nada mais é do que o “pensamento positivo” revisitado.

A tese central desse livro é a tal da “Lei da Atração”, ou seja: se você quer muito uma coisa, o “universo irá conspirar a seu favor”. Isso quer dizer que, se você quiser levar a Giselle Bündchen para a cama, é só ficar mentalizando ela cair no seu papinho e pronto – o que é uma total estupidez, já que milhares de pessoas deverão estar mentalizando a mesma coisa, e ela só poderá ir para a cama com uma destas. Mas o legal mesmo é como é que se “prova” a tal Lei: pela Física Quântica, é óbvio!

Existe um negócio em Física Quântica chamado “Princípio da Incerteza de Heisenberg”, que diz que o ato de observar interfere na coisa observada. Daí, a moçada da auto-ajuda deduziu que você, observador, interfere no que você observa somente por observar, e então… Pronto! É só observar com eficiência (!?) que você atrai a coisa observada para você. Legal, né? Só que não tem nada a ver com Física Quântica.

Na verdade, o que a Física Quântica diz é que não se pode medir posição e velocidade de uma partícula ao mesmo tempo, pois o ato do observador interfere na medição, mas de uma maneira bem menos sutil do que parece à primeira vista. O problema é que, para se medir posição e velocidade, o observador tem que “agarrar” a coisa observada, ele interfere MESMO, não é só ficar olhando de longe. Não tem nada de mágico, esotérico nessa história, mas vai falar isso para quem quer acreditar no sobrenatural…

4 Respostas

Subscribe to comments with RSS.

  1. Carlos said, on 19 março, 2009 at 2:01 pm

    Na verdade isso não torna a física quântica simples, ainda é muito complicada pois vai contrária a alguns princípios religiosos e éticos, e mesmo contra a fisíca clássica. O problema é que ela é muito comercial, os cientistas fazem algumas constatações e o povo esotérico já vai deduzindo um montão de besteiras.

    Gostei do jeito como escreveu seu texto. Parabéns.

  2. Manoel said, on 2 abril, 2009 at 9:19 pm

    Acho que todos temos o direito de duvidar de algo.Nao devemos abraçar cegamente algum assunto porque certo cientista disse, porque certo esoterico disse etc. Deve-se acreditear duvidando e procurar investigar tal assunto para poder assim chegar a alguma conclusao sobre verdade ou mentira daquilo que esta em discussao. Valeu pelos seus comentarios.

  3. claudia bento said, on 21 maio, 2010 at 10:01 am

    O segredo simplifica demais conceitos que também são sofisticados e que não se prestam a ajudar ninguém a consumir, fic ar rico ou levar modelos para a cama. Ele fala de forma idiota de conceitos que , por exemplo, Buddha já nos apresentou há mais de 2500 anos como o “vazio” da matéria e etc. Caso tenha interesse em ler algo sublime sobre o assunto procure Sutra do Coração, mas acho que vai preferir ler Mestre Dogen, um monge japones que viveu há muitos séculos e que tem uma linguagem mais próxima do que vc parece apreciar. Ele fala lindamente sobre o tempo, espaço e etc . Constate que a física quântica já é cortejada a milênios pelo método que o próprio Enstein utilizou. Vc sabia que Enstein mantinha correspondência com pessoas que vc chama de esotéricas? Ah, eu encontrei vc procurando uma imagem de um átomo para colocar ao lado de fotos de constelações. Adoro comparar micro e macro imagens. Fico fascinada com a beleza e os padrões que se repetem em escalas tão diversas. Valeu!!!

  4. Raul Marinho said, on 21 maio, 2010 at 11:06 am

    Cláudia,

    Se o Einstein mantinha correspondência com esotéricos, isso não afetou em nada seu trabalho, 100% aderente ao método científico. Método esse, aliás, que jamais poderia ter sido “cortejada há milênios” por quem quer que seja, já que é uma invenção recente, assim como a física quântica.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: