Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Requiem pelos negociadores

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 17 outubro, 2008

Proponho uma semana de luto oficial pelo falecimento intelectual do(s) negociador(es) da PM no caso do sequestrador de Santo André. Eles foram heróis, mortos em combate, ninguém aqui está questionando a boa intenção e boa fé destes profissionais. E, no momento do aperto mesmo, eu não estava lá para ter idéia da pressão psicológica/emocional, por isso não posso (e ninguém pode) condenar esses sujeitos. No fim das contas, a situação é como a do goleiro que toma um frango, mesmo sendo o titular da seleção brasileira: acontece. Shit happens. Por isso, lamento pelos negociadores, tiveram um mau dia no trabalho – provavelmente o pior de suas carreiras. O que não dá para perdoar é que ninguém, na cadeia de comando até o governador, interferiu (e nem as outras pessoas que poderiam ter interferido e não o fizeram). Tem um monte de gente com poder para evitar que uma decisão infeliz seja posta em prática, e esses caras que realmente são os responsáveis pelo desfecho infeliz do evento.

Nunca teremos a vítima de volta, e os danos à saúde física e emocional da amiga são absolutamente estúpidos. O sofrimento dos pais, parentes, amigos das meninas não tem valor (tanto no sentido figurado quanto monetário), e não há como haver indenização que chegue para compensar tamanha dor (muito embora ache que seria justa uma indenização pecuniária do Estado para pelo menos os pais das meninas). O Estado deve uma satisfação à sociedade: por que tamanha merd@ pode acontecer? O governador do Estado, José Serra, concordou com a decisão dos negociadores, ou não ficou sabendo de nada? E o Tarso, também não soube de nada? A ABIN? O Lula… Bem, esse nunca sabe mesmo. Mas, e o Protógenes, também não soube de nada a tempo de impedir o absurdo da decisão? Será que ninguém sabia de nada, então ninguém teve oportunidade de melar um plano tão imbecil? Não acredito que isso seja possível. Não dá para todo mundo, ao mesmo tempo, estar em L.I.N.S., numa época de celulares BlackBerry, G3, iPhônicos e quetais. “Algum adulto deveria estar vigiando a molecada fazendo arte, se não tinha ninguém é culpa dos adultos” – diria um pedagogo.

A incrível e absolutamente inusitada estratégia de devolver a refém – MENOR DE IDADE – ao sequestrador só não vai virar piada em Portugal porque os patrícios têm bom senso e boa educação suficientes para não fazer troça com a morte de uma adolescente. Mas convenhamos que abrir mão de uma conquista (no caso, uma refém) não só está fora dos manuais para negociadores na área criminal – ex.: agentes do FBI, negociadores da polícia de Nova York, do Moçambique, da Malásia ou de São Paulo, advogados criminalistas, determinados juízes, promotores, procuradores e outros servidores públicos de alto coturno, etc. – como, também, dos manuais dos negociadores econômicos, como empresários, profissionais de vendas, grande parte dos profissionais liberais, administradores de carteiras/fundos, e profissionais do sexo (por que não reconhecer uma atividade econômica só porque ela é ilegal ou imoral? isso a faz deixar de existir?). Voltando às metáforas ludopédicas, esse foi um erro tão medonho quanto um gol contra do goleiro, de bicicleta. Os caras não deveriam nunca, sob nenhuma hipótese, ficar em situação pior que a anterior, confiando na palavra de um sujeito claramente “diferente”. Mas supondo que se cometeu esse erro estúpido, é inadmissível agravar a situação invadindo o cativeiro: é como, num jogo de pôquer, dobrar a aposta e dar um blefe que seja fácil de perceber em seguida: a jogada mais idiota possível.

Anúncios

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. Raul Marinho said, on 17 outubro, 2008 at 8:50 pm

    Comentando-me a mim mesmo: acabei de publicar o post, leio no UOL que o governo volta atrás, e ressuscita a adolescente, que agora é operada e está em estado grave. Reitero que NÃO IMPORTA o que aconteça, a análise é essencialmente a mesma.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: