Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Que crise é essa?

Posted in Atualidades by Raul Marinho on 15 outubro, 2008

Nestes momentos de crise, todo mundo está falando de 1929 e da grande depressão dos anos 1930. Mas parece que o paralelo mais adequado seria a crise de 1873, que começou com problemas no mercado hipotecário, e depois se alastrou para os bancos. Infelizmente, não encontrei (ainda) nenhum artigo decente em português sobre ela na web. Para os versados no idioma de Shakespeare, recomendo este artigo do professor de História do William & Mary College (EUA), Scott Reynolds Nelson.

(Estive no William & Mary no ano passado para o congresso anual do HBES-Human Behaviour and Evolution Society. Trata-se da segunda mais antiga universidade estadunidense [a 1a. é Harvard], e uma belíssima construção, na não menos bela Williamsburg [Virgínia], uma espécie de Ouro Preto dos gringos, como se pode ver na foto abaixo. O autor desta película foi o Stephen Kanitz, para quem vão os créditos).

Uma curiosidade: na cédula estampada abaixo, a coincidência das crises. Ela foi impressa em 1929 com a figura do General Grant, presidente estadunidense dos anos 1870. Lendário líder militar, homem honrado e íntegro (embora anti-semita), Grant não era um gênio das finanças – na realidade, ele só não morreu na miséria porque conseguiu um adiantamento por suas memórias, que foi o que imortalizou seu nome, no fim das contas. Os dois mandatos da gestão de Grant foram uma catástrofe econômica, mas ele conseguiu entregar um país saneado em termos fiscais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: