Toca Raul!!! Blog do Raul Marinho

Paleoartigos

Posted in Ensaios de minha lavra, Livros (resenhas & comentários) by Raul Marinho on 14 outubro, 2008

A seguir, os 2 artigos mais antigos de minha autoria que (ainda) estão publicados na web:

A verdadeira lei de Gérson“, escrito em 1999, fazia algumas considerações engraçadas sobre cooperação e trapaça (assuntos que eu me especializei alguns anos depois), e também era uma mini-resenha de “The millionaire next door”, um livro que considerava bom na época.

O dilema da negociação“, escrito em parceria com o meu grande amigo Antonio Maia, é na verdade uma resenha de um capítulo do (ótimo, inclusive hoje) livro do Eric Posner “Law and Social Norms”, especialmente indicado para profissionais de Recursos Humanos – tanto os advogados ou juízes trabalhistas quanto os gerentes/diretores de RH, desde que “profissionais estratégicos”.

Honestamente, se você não quiser ler meus livros ou comprar meu CD/MP3 que eu anuncio ao lado, leia pelo menos esse artigo sobre o “Dilema do Posner”, acima. Mesmo que você não seja da área jurídica/RH, mais  cedo ou mais tarde, você vai ter que contratar alguém ou ser contratado, o que significa que haverá uma situação de dilema do prisioneiro entre empregado e empregador. Às vezes, você é o empregado; noutras você é o patrão; não importa, o fato é que as relações de trabalho são, necessariamente, dilemas do prisioneiro.

Deixe uma resposta

